O uso da tecnologia no reforço da segurança pública em Manaus tem apresentado resultados concretos. Nos últimos dez dias, o Sistema de Reconhecimento Facial, conhecido como “Paredão”, auxiliou a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) na prisão de 24 foragidos da Justiça na capital amazonense. As capturas ocorreram em diferentes pontos da cidade, principalmente em áreas com policiamento intensificado no período de fim de ano.
Somente nas últimas 24 horas, cinco pessoas com mandados de prisão em aberto foram identificadas pelas câmeras instaladas no Centro de Manaus e na zona leste da capital. Entre os crimes atribuídos aos foragidos estão roubo, tráfico de drogas e homicídio, evidenciando o impacto direto da ferramenta tecnológica no combate à criminalidade.

De acordo com informações da PMAM, entre os presos no último dia estão três indivíduos procurados por roubo, um por tráfico de drogas e outro com mandado expedido pela Comarca de Iranduba, pelo crime de homicídio. Quatro dos detidos são homens e uma é mulher. Todos foram localizados em via pública, pouco tempo após a identificação feita pelo sistema de monitoramento.
O funcionamento do reconhecimento facial permite que imagens captadas em tempo real sejam cruzadas com bancos de dados de pessoas procuradas pela Justiça. Assim que a correspondência é confirmada, as informações são imediatamente repassadas às equipes policiais que atuam na área, possibilitando a abordagem rápida e a prisão dos suspeitos.
As ações fazem parte da operação “Natal Mais Seguro”, que prevê reforço no policiamento ostensivo em bairros estratégicos de Manaus, com maior circulação de pessoas e histórico de ocorrências criminais. A presença integrada de tecnologia e patrulhamento tem sido apontada como fator determinante para o aumento das prisões de foragidos.

Após as abordagens, todos os presos foram conduzidos aos 1º e 14º Distritos Integrados de Polícia (DIP), onde passaram pelos procedimentos de polícia judiciária e ficaram à disposição do Poder Judiciário.
A Polícia Militar destaca que o uso do reconhecimento facial segue critérios técnicos e legais, sendo empregado como ferramenta de apoio ao trabalho policial. A expectativa é de que, com a ampliação do sistema, os resultados no enfrentamento à criminalidade urbana sejam ainda mais expressivos, contribuindo para a segurança da população durante o período de festas e ao longo do ano.
